Chamo-me Urania Cremene, e a minha história com a All About Parenting começou há mais de 20 anos, quando estava a apresentar formações de liderança a gestores intermédios e de topo nas maiores empresas europeias.
Naquela altura, notei que as competências que uma empresa exige dos seus gestores de topo — resolução de problemas, tomada de decisões, gestão do tempo, etc. — são exatamente as mesmas competências que os pais adorariam ver nos seus filhos. O problema é que ninguém, nem sequer o próprio sistema escolar ensina as crianças a adquirirem essas competências.
No mesmo ano em que o meu filho nasceu — 2010 —, comecei a dar workshops para 10–12 pessoas, ensinando os pais a resolver problemas do quotidiano e a treinar competências de liderança para criar filhos independentes. Os primeiros workshops eram baseados nas mais recentes pesquisas sobre liderança e eram eventos de fim de semana com duração de 2 dias. Lembro-me de ter feito o primeiro workshop enquanto ainda amamentava, durante os intervalos.
Rapidamente me apercebi que esta era a minha missão e que a parentalidade se iria tornar em mais do que um emprego. Encontrei a minha vocação. Num curto espaço de tempo, a minha missão tomou forma: alcançar o maior número possível de pais. Eu queria ajudá-los e fornecer-lhes informações valiosas e eficazes para que pudessem ter relacionamentos equilibrados com os seus filhos e criá-los de forma responsável. Dessa forma, o mundo deles amanhã será melhor do que o nosso hoje.
Foi assim que surgiu a primeira metodologia de parentalidade baseada em pesquisa, juntamente com o primeiro curso de parentalidade online. Apoiado nas mais recentes pesquisas em liderança e psicologia, o curso, com uma duração de 10 meses, baseia-se no princípio de que, assim como leva 9 meses para trazer uma criança ao mundo, faria sentido passar pelo menos o mesmo tempo aprendendo como criá-la.
Em 4 anos, passei de ser uma “loba solitária” para trabalhar com mais de 30 pessoas absolutamente maravilhosas. Hoje, a equipa da All About Parenting aproxima-se das 150 pessoas, inclui 7 nacionalidades diferentes e apresenta-se em 6 idiomas aos nossos clientes em todo o mundo.
Nos últimos 10 anos, mais de 2.000.000 de pais e mães participaram em Masterclasses da All About Parenting, que oferecemos gratuitamente, tanto online como presencialmente.
Cada trainer da nossa equipa é também pai ou mãe e todos seguiram um rigoroso programa de formação e certificação com mais de 12 meses. Muitos deles têm outras certificações tais como dinamizadores, coaches, psicoterapeutas ou psicólogos.
Neste momento, temos mais de 1.000.000 pais e mães a ler os nossos e-mails todas as semanas, ou a seguir-nos no Facebook, com mais 60.000 pais inscritos no programa online All About Parenting, determinados a educar os seus filhos de maneira diferente.
Em 2023, tivemos a honra de ser os principais patrocinadores da Conferência de Teoria da Autodeterminação — um dos eventos mais importantes no campo da psicologia académica, que ocorre a cada 3 anos. Tivemos ainda o privilégio de contar com o Dr. Richard Ryan como consultor estratégico para os nossos formadores e conteúdos.
Embora a All About Parenting tenha começado na Roménia, desde o início estive em contacto com pesquisadores de várias universidades em todo o mundo (hoje, são mais de 40 universidades). O que inicialmente parecia ser apenas um projeto local ganhou impulso e expandiu-se gradualmente para vários países no mundo inteiro.
Isto porque os fundamentos do programa All About Parenting (como a Teoria da Autodeterminação) são universais e funcionam independentemente do idioma, cultura, raça, classe social, etc. A All About Parenting não é “a opinião de uma mãe”, como muitos blogs sobre o assunto, e não lhe oferece “receitas” para seguir.
Em vez disso, “traduzimos” conceitos complexos, testados e comprovados, das mais recentes pesquisas em psicologia, e os pais podem escolher o seu próprio caminho, tendo os princípios corretos à mão.
Nos últimos 3 anos, traduzimos, filmamos e editamos o programa All About Parenting para alemão, português e russo. Nos próximos 5 a 10 anos, queremos expandir a nossa equipa em países de língua árabe, espanhola, francesa e italiana.
Aqui está um exemplo em português de um episódio em vídeo do programa All About Parenting.
Pode parecer que percorremos um longo caminho, mas o que alcançámos até agora é muito pouco em comparação com o que queremos fazer nos próximos 10 anos.
Daqui a 10 anos, planeamos operar em mais de 30 países. Sabemos que é um objetivo bastante ambicioso para uma equipa tão pequena como a nossa, mas isso só nos motiva ainda mais.
A nossa visão é que, ao conseguirmos inspirar “um número considerável” de pais de todo o mundo a optarem por aprender a metodologia All About Parenting, estes venham a tornar-se também uma inspiração para outros pais.
Infelizmente, a escola não nos prepara para a vida quotidiana. Acabámos por acreditar (como sociedade) que não é necessário ou não é normal aprender como educar uma criança realizada.
Não há nada que impacte as nossas vidas tanto quanto a relação pai-filho (ou parentalidade). É por isso que decidimos tornar esta a missão da nossa equipa.
Queremos fazer com que a aprendizagem sobre a parentalidade se torne uma norma social. A nossa visão é que, um dia, aprender sobre a relação entre pais e filhos (parentalidade) seja tão normal como ter aulas de condução, antes de se pôr ao volante. E estamos determinados em fazer disto uma realidade, para cada vez mais pais, todos os dias.
Não achamos justo que se passe mais tempo a aprender a conduzir do que a aprender a criar um filho.
Queremos mudar esta ideia generalizada.
E é aqui que precisamos da sua ajuda.
Escolha uma das ações abaixo que se adeque a si:
1) Siga e faça “Gosto” na nossa página do Facebook em português, aqui.
2) Deixe a sua opinião na nossa página do Facebook em português, aqui.
É assim que transmite a outros pais, de todo o mundo, a confiança que tem em nós — especialmente se já nos acompanha há bastante tempo.
Não precisa de ser uma opinião detalhada, mas deve ser escrita sem erros ortográficos, mesmo que contenha apenas 2 palavras, como “Altamente recomendável!”.
3) Envie-nos um e-mail quando reparar num erro.
Há demasiadas pessoas que não se importam; pessoas que, quando surge um problema, são as primeiras a escrever uma opinião negativa, sem pensar em ajudar.
Faça o contrário. Envie-nos um e-mail para contact@allaboutparenting.pt e ajude-nos a corrigir ou melhorar coisas que não funcionam.
Por vezes, podemos resolver o problema de imediato. Outras vezes, talvez não sejamos capazes de o fazer no mesmo dia, mas levamo-lo a sério e daremos o nosso melhor para solucionar a questão, o mais depressa possível.
4) Quer fazer parte da nossa equipa?
Saiba que benefícios e vantagens poderá obter, aqui. – em breve
Já é cliente? Melhor ainda! Quase metade dos membros da nossa equipa hoje eram clientes da All About Parenting antes de se juntarem à equipa.